(48)

3259-9495

CONHEÇA NOSSA EQUIPE

O Time Dugraf é formado por pessoas que têm muita experiência dentro do mercado gráfico e ainda assim, não deixam ...

O que são blanquetas?

Você tem interesse em conhecer as nossas blanquetas? Saiba um pouco mais sobre nossas informações técnicas, variedades disponíveis para cada ...

Calcificação - Milking

Problema que ocorre na impressão offset com papéis alcalinos e refere-se ao desprendimento de partículas de carbonato de cálcio do papel, que se fixam às blanquetas, deixando sua superfície “leitosa”. Pode ocorrer devido ao enfraquecimento da ligação do carbonato de cálcio ao papel causado pela solução de molhagem. Ocorre predominantemente nas áreas de contragrafismo da blanqueta, à partir da segunda unidade de impressão, devido ao umedecimento sucessivo do papel durante a impressão. Não deve ser confundido com arranchamento a seco, o qual é mais pronunciado na primeira unidade de impressão e deve-se ao desprendimento de partículas do amido usado na colagem superficial do papel (sizing). O milking pode ocorrer tanto com papéis ácidos quanto com papéis alcalinos, mas tende a ser mais intenso com papéis alcalinos devido à reversão de colagem. O carbonato de cálcio solubilizado na solução de molhagem pode reagir com esta, com as chapas e com as tintas, alcança a saturação e se deposita sobre as blanquetas, as chapas e os rolos, podendo causar cegueira da chapa, polimento da chapa em torno dos textos, variações de cor, vidrado de blanquetas e de rolos, dificuldade de manter a solução de molhagem sob controle, rejeição da tinta, ponto oco (hollow dot) e neutralização da solução de molhagem (o pH sobre a chapa pode alcançar uma unidade acima do pH da solução da banheira).

 

calcificacao_milking_foto1 Milking em Rolos

 

As partículas de carbonato de cálcio misturam-se com a tinta na rolaria, podendo ocasionar secagem prematura da tinta nos rolos, vidrado e endurecimento dos rolos e, consequentemente, distribuição irregular da tinta. O acúmulo nas áreas de contragrafismo da blanqueta pode causar desgaste da chapa (sobretudo das chapas eletrostáticas de papel) e velatura. O acúmulo nas áreas de grafismo deteriora a qualidade da imagem impressa. As causas potenciais de problemas incluem: conteúdo de carbonato de cálcio no papel; presença de cálcio solúvel no papel; pH da solução de molhagem; condutividade da solução de molhagem; capacidade de umectação da chapa; sensibilidade das tintas ao cálcio; pressão blanqueta–papel; capacidade de umectação do papel. Os problemas mais graves ocorrem na impressão offset plana, nas áreas de 30% de retícula, com tintas magenta e ciano, exigindo lavagem das blanquetas a cada 20 minutos (cerca de três a quatro mil folhas).

 

calcificacao_milking_foto2 Milking na Blanqueta

 

Solução 1. Algumas ações corretivas incluem: 2. Lavar os rolos com ácido acético (vinagre) e água morna, antes da lavagem com solvente, para evitar ou retardar o acúmulo na rolaria; 3. Manter a condutividade da solução de molhagem sob controle (o carbonato de cálcio endurece a água da solução, mas o pH pode permanecer constante se a solução for tamponada); 4. Para eliminar a cegueira da chapa (rejeição da tinta), aplicar peróxido de hidrogênio (água oxigenada) com uma esponja ou um pano limpo; 5. Acertar o balanço água–tinta de modo a alimentar a mínima quantidade possível de solução de molhagem; 6. É recomendável utilizar solução de molhagem altamente tamponada e em concentração acima do normal, a fim de manter a chapa limpa usando pequeno volume de solução; 7. Blanquetas quick releasing (desprendimento rápido) ajudam a reduzir o milking; 8. Adicionar glicerina à solução de molhagem (10 ml/litro), para espaçar as lavagens de blanqueta; 9. Reduzir a temperatura da solução de molhagem e da água de resfriamento dos rolos vibradores (bailarinos) dos sistemas de molhagem e tintagem; 10. Filtrar a solução de molhagem para remover as partículas de carbonato de cálcio (filtro de 2 μ); evitar que o pH da solução de molhagem caia abaixo de 4,5.

 

Observação • O carbonato de cálcio pode também ser proveniente da água usada para preparar a solução de molhagem ou das tintas.

  Texto por Rossi Tecnologia Gráfica LTDA